quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Visita de estudo ao Parque Biológico de Avintes


         No passado dia 17 de Fevereiro de 2011, entre as 08h45m às 17h35m, decorreu a visita de estudo ao Parque Biológico de Avintes, Gaia. Esta visita foi organizada pela disciplina de Geografia enquadrada nos conteúdos programáticos leccionados. No cômputo geral, a visita foi agradável e interessante para todos, tendo sido a oportunidade de os alunos poderem contactar com inúmeras espécies animais e vegetais, conhecendo melhor as suas características físicas e habitats ao longo de um percurso com mais de 3 Km`s de extensão. A especificidade deste parque, que apresenta uma geologia e orografia condicionantes das características do solo a par de um variado substrato, estimula uma profusão de vida vegetal, com a flora a ser constituída por mais de 200 espécies de plantas espontâneas inventariadas a par do desenvolvimento de associações vegetais do tipo matagal, com predominância para o junco e a giesta. Puderam, igualmente, observar plantas que foram reintroduzidas, ou mesmo introduzidas, em função dos objectivos de gestão do Parque Biológico. Ao longo do rio, os alunos depararam-se com um bosque de amieiros, salgueiros, choupos e prados de ervas hidrófilas que assinala o fundo do vale. Durante a caminhada, os alunos encontraram, ainda, uma formação de pequenas matas e bosquetes: castanheiro, carvalho – roble, carvalho - negral, loureiro, espinheiros - alvar, entre outras espécies. Para além desses elementos residuais do antigo carvalhal, outros novos foram introduzidos pelo Homem em função da agricultura, silvicultura e floricultura. No Parque, a fauna selvagem apresenta espécies residuais do passado agro-florestal, assim como espécies típicas das cidades e periferias. Os alunos puderam observar inúmeras espécies das mais variadas classes de animais, com destaque para as classes das aves, répteis e anfíbios. Concluindo, foi uma forma dos alunos contemplarem a paisagem da região, incluindo todos os seus componentes – flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, entre outros.


Professor Paulo Dias

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