sexta-feira, 9 de março de 2012

Há pessoas assim...


A tua caminhada só agora começou...
a realidade acolhe-te
e diz que pela frente
existe o horizonte da vida.
Se amanhã sentires saudades          
lembra-te da fantasia
e sonha com a tua próxima vitória.
É certo que vais encontrar situações
tempestuosoas novamente,
mas vais ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar à perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e nutrir-se de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que corre,
o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã
o sinónimo do nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Os teus passos ficaram.
Olha para trás...
mas segue em frente,
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.                                                                                    
                                                                                                                                                Há pessoas assim...
Charles Chaplin (adaptado)

…que sabemos, de antemão, que nos vão deixar saudades. O Vítor Diogo é assim: singular, empático, assertivo, cortês, afável. No passado dia 30 de Novembro, o Vítor Diogo cessou, oficialmente, as suas funções como diretor do Agrupamento. De forma quase espontânea, organizou-se um encontro de reconhecimento que juntou alunos, funcionários e professores. Os beijos e abraços, de sentido reconhecimento, foram mais que muitos. É natural. Apesar de apenas conhecer o Vítor há menos de três anos, é impossível não lhe reconhecer mérito: os amadores não formam profissionais, o Vítor lapidou os que tinha, como quem pega numa pedra em bruto e a transforma numa preciosa. Tratou o trabalho e o trabalhador com respeito. Teve consciência do seu importante papel social e nunca o menosprezou. Foi um servidor público, mas não foi um chefe. Foi um líder, que orientou a caminhada dos seus, que se comprometeu com o futuro, fazendo-os avançar para a construção do conhecimento de novas gerações. Há pessoas de quem se gosta ou se odeia, não há meio-termo. Com o Vítor, também não há meio-termo: ou se gosta ou se gosta muito! Em meu nome, e estou certo que em nome de toda a comunidade educativa, um simples, mas reconhecido, obrigado. Como o professor Agostinho da Silva dizia: “Não tenhas planos para a vida, para não estragares os planos que a vida tem para ti.” Por isso, agora o tempo é de Carpe diem, sempre com uma boa dose de  dolce fare niente e, acima de tudo…Enjoy your life!!!!



...Entretanto, no passado dia 3 de fevereiro decorreu o jantar de homenagem ao professor Vitor Diogo. Tratou-se de um momento de festa, de vivenciar instantes que já passaram, com palavras do presente, tendo o futuro como horizonte. Discursos, nostalgia, recordações de todos aqueles que de alguma forma e em algum momento cruzaram as suas vidas. No fundo, um brinde dado pelo prazer de quem ofereceu e pelo mérito de quem o recebeu.














Professor António da Silva Mendonça

3 comentários:

  1. Adorei a homenagem feito ao meu querido pai!!! Ele é tudo isso... e muito mais!!!
    Obrigada por lhe reconhecerem o mérito!!! Ele deu muito por essa escola e estou certa que transmitiu muitos valores a toda a comunidade educativa, assim como à família! É, de verdade, um líder de quem se gosta muito, mesmo muito.
    Sandra Diogo

    ResponderEliminar
  2. Fiquei emocionada com as palavras de reconhecimento ao "MEU QUERIDO PADRINHO"! Fico muito Feliz e aproveito a ocasião para dizer, um Grande Obrigada por tudo o que és e representaste na minha Vida e na Vida de tantos!

    Cátia Moreira

    ResponderEliminar
  3. Desde já agradeço estas palavras!
    Uma extraordinária descrição do ser humano que é o MEU PAI...tanto orgulho,carinho,e muito amor que nutro por ELE!Pai és tudo para mim:) És único e muito especial...estou sempre perto de ti! A tua filha que te ama, Carina Diogo

    ResponderEliminar