sábado, 21 de maio de 2011

A importância da Geografia no contexto actual no Ensino

Como docente, tomei a liberdade de, nesta última notícia, influenciar os alunos na escolha do assunto a tratar. Desta forma, propus que a notícia fosse a disciplina de Geografia como fim e não como meio de divulgação. Assim sendo, aborda-se, de seguida, a importância da Geografia no contexto actual no Ensino.
Hoje em dia é natural, nas escolas, os docentes assistirem a um conjunto de interrogações e de dúvidas colocadas pelos discentes sobre a importância de matérias que lhes são leccionadas às diferentes disciplinas.
Por vezes, os seus pensamentos relativamente aos conteúdos programáticos que têm de aprender, são entendidos como algo fútil, despropositados e, eventualmente, sem interesse para o seu futuro. Tendo em conta esta realidade, decidi abordar de uma forma sucinta, o papel da Geografia no contexto escolar.
O ensino desta disciplina, fundamentado nos seus temas programáticos, desempenha um papel crucial na formação e educação das pessoas, pois contribui para o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como para a compreensão dos mapas e capacita o indivíduo para um conjunto de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora da sala de aula. Através do seu estudo, os alunos estabelecem contacto com as diferentes sociedades e culturas num contexto espacial, ajudando-os a melhor entender de que forma os espaços se relacionam entre si.
Para além do desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, os alunos compreenderão melhor as diversidades dos espaços geográficos, a inter-relação entre estes e tomarão mais consciência dos problemas provocados pela intervenção do Homem no meio ambiente, dando também aqui a Geografia um contributo importante na educação para a cidadania, nomeadamente no âmbito da educação ambiental.
Acresce, que a procura de respostas para questões geográficas implica investigar a localização, situação, interacção, distribuição espacial e diferenciação de fenómenos à superfície da Terra. Assim a Geografia como ciência, desenvolve competências ligadas à pesquisa, centrando-se também a sua aprendizagem no desenvolvimento dessas competências que os alunos deverão possuir, como ser capazes de procurar informação, de ter poder de observação, de adquirir espírito crítico, enfim, ferramentas essenciais para a realização, no futuro, de projectos e de trabalhos quer de cariz pessoal quer profissional.
Esta disciplina, nas suas diferentes vertentes, encerra saberes culturais, científicos e tecnológicos, conhecimentos estes que os preparam para a vida, num Mundo de múltiplas relações.

O professor Paulo Dias

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