sábado, 30 de abril de 2011

Estabelecer Pontes com o Passado

No passado dia 27 de Abril, quarta-feira, durante a tarde, o Clube de História da EB 2, 3 Dr. Correia Alexandre organizou uma visita de estudo à Oficina de Arqueologia da Câmara Municipal de Leiria e ao Castelo. Esta visita surgiu no âmbito das actividades programadas para o Clube neste ano lectivo 2010/2011.
Tendo em consideração os objectivos do projecto de intervenção, a implementar em colaboração com o Clube de História, esta iniciativa foi ao encontro da missão estabelecida: a promoção e valorização do património local.
Com esta saída de campo pretendia-se, além de valorizar o património do Castelo e do centro histórico da cidade, pôr em prática e reflectir acerca dos conhecimentos adquiridos ao longo das sessões do Clube.
A primeira parte da visita foi à “Casa dos Pintores”. Localizada no centro Histórico de Leiria, a “Casa dos Pintores”, acolhe a Oficina de Arqueologia, a qual tem como objectivos desenvolver a investigação dos sítios e materiais arqueológicos do Concelho de Leiria, bem como proceder à sua preservação e conservação em depósito, no caso de espólios arqueológicos, permitindo aumentar o conhecimento do património arqueológico concelhio, preservando-o, bem como proceder à sua divulgação através da publicação de estudos ou da apresentação de materiais em exposições. No fundo o objectivo desta visita era comunicar aos alunos o importante papel da arqueologia no estudo das civilizações antigas e do património deixado pelas mesmas, bem como, criar um contacto directo com as técnicas e ferramentas de trabalho da arqueologia e conhecer todo o processo de uma investigação arqueológica, desde que é iniciada até às conclusões finais.
Após a visita guiada à “Casa dos Pintores” pela Dr.ª Vânia Carvalho, arqueóloga da Câmara Municipal de Leiria, seguimos em direcção ao Castelo de Leiria. Quanto a esta visita pretendia-se transmitir aos alunos a importância da valorização e conservação do património da localidade, (sendo o grupo residente no concelho de Leiria). Reconhecer o seu património como mais-valia turística e cultural e assim sensibiliza-los para a devida valorização do património. Reflectimos sobre a evolução do Castelo ao longo da sua existência como marco cultural de uma época e de uma cidade. Tentámos criar um momento de consideração, permitindo aos alunos uma visão cronológica desde os primórdios da sua construção até aos dias de hoje e como se foi assegurando ao longo de tantos séculos de existência. Identificámos, também, os estilos arquitectónicos que foram alterando a fisionomia do Castelo até aos dias de hoje. Esta visita ao Castelo serviu, não só, para apreciar o conjunto de edificações como marca de um povo e do sistema político e defensivo da época medieval, como também, reconhecer o valor patrimonial e histórico de um edifício desta natureza e promover, assim, junto da população local uma devida valorização do património.
Fazendo um balanço da visita de estudo a Leiria, apesar da pouca participação dos alunos, esta foi bastante educativa e produtiva. Os alunos que participaram demonstraram-se bastante interessados e dispostos a colaborar na preservação e valorização de um património histórico cultural e natural que também é deles.
                    

Marco do Paço (Aluno estagiário do curso de Animação Cultural da escola Superior de Educação de Leiria)

Sem comentários:

Enviar um comentário