domingo, 10 de junho de 2012

Visita de estudo às Grutas da Moeda e à Pia do Urso

Na terça-feira dia 15 de Maio, eu e os meus colegas e professoras de Educação Especial fomos a uma visita de estudo às Grutas da Moeda e à Pia do Urso. Partimos às 9h num autocarro. Íamos todos contentes. Pelo caminho íamos a ouvir música e a falar uns com os outros. Quando chegámos, um monitor ofereceu-nos um livro e um lápis. Depois, fizemos uma fila e entramos dentro da gruta. Eu, quando entrei, fiquei espantada: tudo era lindo nunca tinha visto aquilo na minha vida. Às vezes nós parávamos para o monitor explicar. Havia muitas coisas: as estalactites, as estalagmites e muitos lagos. Vimos algumas estalactites com formas que pareciam um presépio e vimos muito mais coisas. Havia um lago com muitas moedas, eu e a minha amiga Cíntia pedimos um desejo e atiramos uma moeda. Depois acabamos de visitar a Gruta e fomos lanchar. Após o lanche fomos ao Centro de Interpretação Científico – ambiental e sentamo-nos nuns bancos enquanto uma monitora falava dos minerais. Depois de ela explicar, fomos ver os minerais que eram muito lindos. De seguida, fomos ver como é que o homem transformava os minerais e as pedras. Tivemos oportunidade de ver mais minerais e pedras no microscópio.

De seguida, tivemos uma surpresa! Formamos dois grupos e fomos fazer eco-jogos. O primeiro jogo tinha a ver com a reciclagem. Depois, jogamos outro jogo que era a verdade ou consequência. Estes dois jogos foram muito divertidos. Quando terminámos os jogos, fomos embora para a Pia do Urso onde almoçamos e brincámos. Depois de termos brincado, fomos visitar a Pia do Urso havia um caminho que era para os cegos e as indicações para os cegos eram escritas em braille. De seguida, vimos uma nora que levava água. Também vimos muito animais, lagos que tinham peixinhos e sapos, vimos também instrumentos onde podíamos tocar. De seguida fomos embora com direção ao Mosteiro da Batalha, onde lanchámos e onde tivemos outra surpresa: as professoras ofereceram um gelado a todos os meninos! Depois do lanche visitámos a igreja e rezámos. No fim, tiramos uma fotografia todos juntos e fomos para o autocarro de regresso à escola.

Foi um dia bem passado. Gostei muito deste dia! E eu gostei de tudo, mas o que eu gostei muito, muito foi da Gruta Da Moeda. Nunca mais esquecerei este dia tão maravilhoso!



 Mariana Pinto, nº 16, 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário