sexta-feira, 24 de junho de 2011

Percorrendo a Tapada do Rei D. João V



No passado dia 8 de Junho as turmas do 5º ano realizaram uma visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747 pelo Rei D. João V. A Tapada tem uma área de 1187 ha, circundados por um muro com 21 Km.
Sentados no comboio, e ajudados por uma Guia, iniciámos a visita pelo vale, onde pudemos observar as inúmeras espécies de árvores. Ao nosso lado direito ficava a Ribeira de Safarujo ladeada de freixos, choupos e plátanos. Ao longo de todo o percurso, o comboio foi atravessando pastagens cheias de relevos, onde foi possível observar Gamos, Veados e  Javalis.
Fizemos uma primeira paragem na Tojeira, onde visitámos um Museu com várias espécies de aves e outros animais embalsamados. Junto a este Museu situam-se as instalações da falcoaria onde ficámos a conhecer algumas espécies de aves de rapina, tais como o Bufo real e o Falcão Peregrino, entre outros.
A segunda paragem ocorreu no Celebredo, um conjunto de edifícios cor-de-rosa, de onde se destaca o Salão polivalente frequentemente alugado para eventos. Aí situa-se, também, o Museu de Carros de Traão Animal do século XIX.
Ainda antes de almoço assistimos a demonstrações de voo de aves de rapina.
Depois, como estávamos cheios de fome, dirigimo-nos ao Parque de Merendas onde almoçámos e partilhámos aquilo que levámos.
Durante a tarde, e aplicando os conhecimentos aprendidos durante a manhã, descobrimos a Floresta num percurso pedestre, tipo peddy-paper, durante o qual foram desenvolvidas actividades e provas lúdicas como procurar pegadas, descobrir a idade de uma árvore, entre outras.
Apesar do muito frio e vento que se fez sentir, foi um dia bem passado.





 Professora Manuela Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário