quinta-feira, 28 de março de 2013

Alunos do agrupamento "on the road"

Os alunos do 3º ciclo da Caranguejeira e de Santa Catarina estiverem em visitas de estudo no 2º período. Vamos ver como decorreram essas visitas em palavras e imagens.


No âmbito das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Visual e Multimédia, os alunos das turmas A, B, C e D do 7º Ano, a turma D do 8º ano e a turma CEF do 9º ano realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no passado dia 26 de fevereiro.
Os alunos da turma D do 8º ano e a turma CEF do 9º ano visitaram os estúdios da RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e ficaram radiantes. Estiveram a “ver” em direto o programa “Praça da Alegria” com o simpático João Baião. Visitaram também estúdios do programa “Preço Certo”, o museu da RTP e ainda fizeram uma pequena gravação no estúdio virtual. 
Um grupo de alunos do 7º ano visitou os estúdios da SIC e outro grupo foi ao CCB (Centro cultural de Belém), onde os alunos participaram numa visita jogo: foram primeiro conduzidos a observar, com «olhar crítico» algumas das obras pertencentes ao espólio da Coleção Berardo, terminando com um jogo didático com questões relacionadas com a visita efetuada.
Também todos os alunos foram ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva visitar duas exposições: “T-rex quando as galinhas tinham dentes”, uma viagem ao tempo dos dinossauros e a “Ciência que muda o mundo”, a ciência que afeta o nosso dia-a-dia e molda a nossa perceção do mundo.
A visita de estudo correu muito bem e os alunos adoraram! J





professorasTeresa Faria e Cristina Marto

Alunos visitam a RTP e o Museu das Comunicações


No passado dia 14 de fevereiro alunos do 8º ano da escola Básica de Santa Catarina da Serra, acompanhados pelas professoras Teresa Faria, Carla Pereira e Cristina Aveiro, realizaram uma visita a Lisboa, no âmbito da disciplina de TIC, para visitar os estúdios da RTP e o Museu das Comunicações.
O Museu da Comunicação da RTP, um dos maiores da Europa,  conta a história da televisão e da rádio em Portugal e no mundo ao longo de um século. Os alunos apreciaram equipamentos de gravação/ reprodução, receção e transmissão profissionais e domésticos. Através da recriação de um estúdio virtual de televisão, puderam gravar a sua própria emissão. Seguidamente, assistiram, durante uns minutos, ao programa “Praça da Alegria” e conheceram o apresentador João Baião.
A tarde foi reservada para a visita ao Museu das Comunicações, da Fundação Portuguesa das Comunicações. Este museu organiza exposições temporárias e permanentes dedicadas à temática das comunicações e das tecnologias. A exposição “Casa do Futuro” deu a conhecer e possibilitou aos alunos experimentar novas soluções tecnológicas que permitem melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos cidadãos seniores e dos cidadãos com necessidades especiais de comunicações. Foram apresentadas várias soluções: uma televisão que funciona com comandos de voz, um frigorífico com computador integrado e um quarto especial que facilita a vida a pessoas com dificuldades motoras.
A visita proporcionou momentos lúdicos e interativos e, em simultâneo, fomentou a interpretação, a aprendizagem e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico no domínio das comunicações.

Carlota Cruz (aluna do 8º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário