quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Encontro com António Mota


          Terça-feira, dia 15, 8h.45m., a campainha toca, os alunos dirigem-se às respetivas salas de aula para as lições da manhã. Nada de novo, embora todos soubessem que esta aula seria diferente. O professor seria outro. António Mota. Os professores de Língua Portuguesa já há muito que andavam a motivar os alunos para a leitura da obra deste escritor. Muitos trabalhos foram elaborados: biografias, cartazes, jogos...Os professores de Educação Visual e Tecnológica deram uma preciosa ajuda: orientaram os alunos na feitura de cartazes, vídeos . .. enfim, embelezaram o espaço e deram um excelente contributo para que o encontro com o escritor fosse um momento especial para todos nós. Criou-se um ambiente envolvente onde as palavras de António Mota saltaram dos livros para nos aconchegar. A professora Paula Pitrez também já tinha dramatizado duas obras do autor. Os alunos até já pensavam que  o conheciam , mas o contacto com o escritor superou todas as expetativas. António Mota foi pontual e, pelas 9h.20m., iniciou-se a primeira sessão. O autor foi recebido com música. O grupo de música tradicional da nossa escola deu, assim, as boas-vindas ao escritor que muito aplaudiu a atuação dos pequenos músicos dirigidos pela batuta da professora Cristiana Lameiro. Seguiu-se uma apresentação e foi visionado um filme feito pelos alunos do 6ºB nas aulas de EVT. António Mota falou da sua vida enquanto criança, regressou  às suas origens, partilhou connosco as suas experiências: o primeiro livro que leu, a árvore que o amparava enquanto lia e escrevia, a sua experiência como pastor ou as corridas de caracóis que tanto o divertiam. Proporcionou-nos autênticos momentos de alegria e de ternura. Com a primeira sessão a aproximar-se do fim, foi altura de alguns alunos colocarem questões ao escritor.
         A segunda sessão iniciou-se com uma atuação dos alunos do 6.ºA. Escreveram uma letra, a professora de Educação Musical compôs a música, a professora de Língua Portuguesa coordenou a atuação, ensaiaram e ...voilà! Mais uma vez, António Mota falou de si e da sua obra. Seguiram-se os habituais autógrafos e encerrou-se a sessão. Contudo, antes do encerramento, o autor de Pedro Alecrim deixou um conselho para todos os alunos. Ao responder a uma pergunta de um aluno que lhe pedia conselhos para bem-escrever, António Mota rematou: para bem-escrever são precisos três fatores primordiais: primeiro, ler; segundo, ler e terceiro ler! Até porque como disse: - Ler não engorda! Todos os alunos repetiram em coro.  Os professores subscrevem!

















Professor António da Silva Mendonça

2 comentários:

  1. Muito bom!... Leve, simples e direto...como deve ser. Além disso este autor é espetacular parabéns aos dois.
    A colega Prof.ª Ana Cristina Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Uma experiência quase única em toda a minha carreira...quer pela simplicidade de António Mota, quer pela mensagem que transmitia a todos nós:miúdos e graúdos!
    Valeu a pena todo o empenho!

    A profª Sandra Manuel

    ResponderEliminar