A escritora Leonor Lourenço veio visitar-nos ao nosso Jardim… A escritora veio contar-nos a história … da Estrelinha curiosa e trazia uma música numa caixinha de Cinderela e trazia uma estrela…
Para visualizar as fotos em tamanho grande basta clicar na imagem
sexta-feira, 24 de junho de 2011
SeguraNet
A nossa escola foi vencedora das Actividades Seguranet e recebeu um troféu.
A escola agradece o empenho de todos os professores e alunos envolvidos nos desafios Seguranet, nomeadamente às turmas do 4º ano do 1 ciclo, às turmas 5ºA e 5ºB do 2º ciclo e às turmas 7ºB, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD e 9ºA do 3º ciclo.
Parabéns a todos!!!!
Professora Teresa Faria
Percorrendo a Tapada do Rei D. João V
No passado dia 8 de Junho as turmas do 5º ano realizaram uma visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747 pelo Rei D. João V. A Tapada tem uma área de 1187 ha, circundados por um muro com 21 Km.
Sentados no comboio, e ajudados por uma Guia, iniciámos a visita pelo vale, onde pudemos observar as inúmeras espécies de árvores. Ao nosso lado direito ficava a Ribeira de Safarujo ladeada de freixos, choupos e plátanos. Ao longo de todo o percurso, o comboio foi atravessando pastagens cheias de relevos, onde foi possível observar Gamos, Veados e Javalis.
Fizemos uma primeira paragem na Tojeira, onde visitámos um Museu com várias espécies de aves e outros animais embalsamados. Junto a este Museu situam-se as instalações da falcoaria onde ficámos a conhecer algumas espécies de aves de rapina, tais como o Bufo real e o Falcão Peregrino, entre outros.
A segunda paragem ocorreu no Celebredo, um conjunto de edifícios cor-de-rosa, de onde se destaca o Salão polivalente frequentemente alugado para eventos. Aí situa-se, também, o Museu de Carros de Tracção Animal do século XIX.
Ainda antes de almoço assistimos a demonstrações de voo de aves de rapina.
Depois, como estávamos cheios de fome, dirigimo-nos ao Parque de Merendas onde almoçámos e partilhámos aquilo que levámos.
Durante a tarde, e aplicando os conhecimentos aprendidos durante a manhã, descobrimos a Floresta num percurso pedestre, tipo peddy-paper, durante o qual foram desenvolvidas actividades e provas lúdicas como procurar pegadas, descobrir a idade de uma árvore, entre outras.
Apesar do muito frio e vento que se fez sentir, foi um dia bem passado.
Professora Manuela Coelho
SuperTmatik soma e segue
A fase nacional do Campeonato Nacional de Cálculo Mental SuperTmatik já decorreu. Eis os resultados. De referir que estas classificações foram obtidas entre 175 mil participantes a nível nacional, pelo que os nossos alunos estão de parabéns!
Ano de Escolaridade / Escalão | Classificação Escolar | Nome Completo | Turma | |
Escolar | Nacional - online | |||
5º | 1º | 29º | André Pereira Carvalheiro | 5º D |
2º | 117º | Alexandra Santos Nunes | 5º B | |
6º | 1º | 86º | Sofia Gaspar de Oliveira | 6º B |
6º | 2º | 46º | Isidro Manuel G. Pereira | 6º D |
7º | 1º | 47º | David Tiago Sarapicos Isabel | 7º C |
7º | 2º | 183º | Tomás Rodrigues Gouveia | 7º D |
Nota: Os alunos poderão confirmar a sua classificação no site “eudactica” no botão supergame e inserindo os dados fornecidos para a participação online (email e password).
Professor Fernando Brites
domingo, 12 de junho de 2011
Arte de mãos dadas com a ciência
Na passada 4ª feira, dia 8 do corrente mês, os alunos do 5º e 6º anos deslocaram-se a Lisboa numa visita de estudo organizada pelas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Ciências da Natureza. Do programa constava, em traços gerais, uma visita à Tapada de Mafra para o 5º ano e uma visita à Fundação Calouste Gulbenkian e ao Pavilhão do Conhecimento para o 6º ano.
Os alunos do 6º ano, partiram da Caranguejeira antes das 9 horas. Destino: Lisboa, para visitarmos e apreciarmos a mostra patente na Fundação Calouste Gulbenkian intitulada Isto é Arte?! Compreender a Arte Contemporânea. Antes de visitarmos a exposição, propriamente dita, foi tempo para percorrermos os jardins desta fundação e fruir de um espaço verde, um mundo cheio de cor e sons das mais variadas espécies e timbres, desde o canto dos pássaros, passando pelas sonoridades emitidas por patos, rãs, cigarras, vento e água, até ao ecoar estridente e ameaçador da cidade contemporânea. Após a visita dos jardins pelos pequenos exploradores do 6º ano, foi altura de apreciar arte! As quatro turmas foram dividamente orientadas por quatro guias que com grande mestria souberam envolver alunos e professores através de uma abordagem que estimulou a nossa curiosidade e imaginação, associando experiências do mundo sensível à leitura interpretativa e crítica das várias artes. A manhã estava passada. Altura de regressarmos aos autocarros e seguirmos rumo ao Pavilhão do Conhecimento. Alguns alunos não escondiam a sua curiosidade sobre a exposição que estávamos prestes a visitar...é que o tema da mostra era... Sexo...e então?! Estava tudo em pulgas e muitos mostravam o seu embaraço com risinhos disfarçados, mas que rapidamente se dissiparam. É que esta exposição mostra o amor e a sexualidade através de uma perspectiva humorística e irreverente de dois personagens de banda desenhada. Através do contacto com esta mostra, os alunos puderam aprender a declararem-se quando estão apaixonados, a perceberem a puberdade e as mudanças corporais, a concepção de um bebé e até como trocar um beijo! Enfim...muito elucidativa. Mas no Pavilhão do Conhecimento parecia ter havido...um crime! Isso mesmo! Por conseguinte, os visitantes do pavilhão tinham agora como missão descobrir o autor do crime. Não foi tarefa fácil, mas os pequenos investigadores do CSI não deixaram os créditos por mãos alheias. A investigação passou por oito laboratórios: vestígios biológicos e ADN, Balística, Entomologia Forense, Pegadas, Fibras e Microfibras, Impressões Digitais, Medicina Legal e Odontologia Legal. Em cada um deles os cientistas forenses tiveram de analisar cabelos, sangue, fibras, larvas, pegadas, impressões digitais. Havia pistas válidas e outras que só serviam para baralhar o curso da investigação. Uma coisa é certa: a culpa não foi do mordomo!
É certo e sabido que quando nos divertimos, o tempo voa. Já eram cerca de 18 horas. Hora de lanchar e regressar a casa. A viagem foi animada, como é da praxe, os alunos regressaram cansados, mas de horizontes alargados em cultura, arte e ciência.
Brevemente colocaremos mais fotos
Professor António da Silva Mendonça
Semana do Ambiente
Na semana entre 6 e 9 de Junho de 2011, a biblioteca da escola acolheu uma exposição alusiva à “semana do ambiente”. A exposição multimédia contou com trabalhos online, elaborados pelos alunos do 9º ano, em formato de “livro digital”. O professor Paulo Dias agradece a visita dos Encarregados de Educação ao referido evento.
Professor Paulo Dias
sábado, 11 de junho de 2011
Saber, nunca é demais...
O "Enquadramento Social da Medicação" e "As Dificuldades Comportamentais e Emocionais", foram os temas abordados na Escola Sede deste Agrupamento no passado dia 3 de Junho, cerca das 21 horas. A palestra destinava-se aos Encarregados de Educação e restante comunidade educativa. O primeiro tema foi apresentado pelo Dr. José Duarte Bento, farmacêutico, a convite do Dr. José Carlos Pimentel, director técnico da Farmácia Moderna da Caranguejeira e membro do Conselho Geral deste Agrupamento de Escolas.
Por seu turno, o segundo tema - Dificuldades Comportamentais e Emocionais - foi da responsabilidade da Dr.ª Sara Carvalho, psicólogoa, formadora e psicoterapeuta do Centro de Estudos "Saber Interactivo". O perfil dos oradores bem como a pertinência dos temas abordados foram do agrado de todos os presentes, tendo proporcionado, aos mesmos, uma série de informações e esclarecimentos que se revelaram de grande utilidade. Refira-se que nesta sessão foi distribuído a todos os encarregados de educação um Kit de saúde oral, gentilmente cedido pelo Dr. José Carlos Cardoso Pimentel. a quem, desde já, apresentamos os nossos agradecimentos pelo seu excelente contributo em toda a dinamização do primeiro tema.
Director Vitor Diogo e Sub-directora Ilda Duro
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Actividades Especiais
Ao longo de todo ano lectivo, os alunos de Educação Especial, puseram mãos à obra e realizaram muitas actividades, previstas nas várias oficinas do Projecto Crescer e Aprender.
Na Oficina Abraçar os Sons, “caçaram-se” talentos especiais. Os alunos aprenderam a tocar instrumentos de percussão, cordas e sopro e participaram na festa de final do 1º Período. Irão animar também, a festa de encerramento do ano lectivo.
Na Oficina de Jardinagem, os alunos fizeram uma pequena horta pedagógica, onde plantaram couves, alhos franceses, ervilhas, favas, feijão verde e hortelã, tendo o cuidado de fazer a devida manutenção, para qual têm utilizado um compostor a fim de depositar os resíduos da jardinagem e da sala de AVD.
Os legumes foram usados na confecção das sopas.
Na Oficina do Artista, descobriram-se vários talentos e criaram-se alguns trabalhinhos: caixas de madeira e objectos em vidro decorados com a técnica da Découpage, decorações alusivas ao Halloween, postais de Natal e máscaras de Carnaval.
Na Oficina de Actividades da Vida Diária (AVD), foram confeccionadas várias iguarias que têm deixado muita gente com água na boca!
Às terças-feiras a sopa, algumas saladas frias e tartes salgadas marcaram presença à hora de almoço. Também foram feitos alguns docinhos… bolos e pudins caseiros, biscoitos e waffles, mas com moderação por causa da linha!
Nas Actividades Aquáticas os alunos mostraram a sua boa forma física realizando várias actividades orientadas pelo professor Pedro Almeida. Muitos aprenderam a nadar, desenvolveram a sua mobilidade dentro de água e ficaram mais autónomos.
~
Professora Catarina Carreira
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Dia Mundial do Ambiente
No dia 24 de Maio de 2011 decorreu uma palestra, no polivalente da escola, no âmbito das comemorações do “Dia Mundial do Ambiente”. O evento contou com a participação do presidente da associação ambientalista – OIKOS, Dr. Nuno Carvalho. Esta iniciativa, dirigida aos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade, procurou sensibilizar e consciencializar os discentes para os problemas ambientais, de forma global, e para os problemas ambientais da região de Leiria, em particular
Professor Paulo Dias
Subscrever:
Mensagens (Atom)