sábado, 22 de dezembro de 2012

Alunos da Caranguejeira aprendem a representar


No dia 12 de dezembro os alunos do clube de teatro tiveram a oportunidade de participar num workshop dinamizado pelo ator/encenador Frédèric da Cruz, da companhia de teatro “Leirena”. Foram realizados vários exercícios de concentração, bem como exercícios de improvisação em grupo. Para assinalar o final do 1º período fomos ao teatro. O grupo LEIRENA apresentou a peça “Corre, mãe corre” no Auditório Paroquial da Caranguejeira. Esta peça de teatro passa-se em 1385 onde um clima de guerra se instala, sacudindo a normalidade do dia a dia. Uma menina que foge de casa na esperança de mudar o mundo, segue os irmãos que vão para a batalha, colocando a sua mãe numa louca procura. À medida que passa por várias gentes, vários lugares, a mãe muda a sua perspetiva em relação ao que a rodeia.

Um texto criado através de cantos populares da região de Leiria, com poemas de Acácio de Paiva  e José Travassos dos Santos.

 
 
 
 
Professora Dora Subtil
 
 

sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto "Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional" em marcha



Nasceu na Escola de Santa Catarina da Serra e vai estender-se, também, à Escola da Caranguejeira o Projeto "Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional". Este projeto pretende ser pluridisciplinar onde a valorização da ideia "conspiração de esperança" que é a luta pelo respeito Universal dos Direitos Humanos possa ser concretizada através de atividades. O grupo de estudantes é supervisionado pela coordenadora do grupo de Leiria da Amnistia Internacional e assessora para as Comunidades Ciganas em Portugal, professora Fernanda Ruivo e é coordenado pela coordenadora da biblioteca da Escola de Santa Catarina da Serra, professora Leonor Lourenço. A coordenadora do grupo de Leiria da Amnistia Internacional defendeu na apresentação do projeto que o essencial é acreditar que os Direitos podem sair do papel e transformar-se numa realidade. O projeto visa sensibilizar os alunos para a importância da defesa dos Direitos Humanos; proporcionar atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação; promover a ação solidária universal através de ações concretas; compreender a solidariedade como ato nobre e desenvolver o sentido crítico. A iniciativa tem como missão contribuir para a concretização de atitudes cívicas, tornando os alunos ativos como agentes de mudança num mundo global e vai ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. Nesse sentido, estão patentes duas exposições com o mote" Stop Torture". Uma exposição pode ser visitada na biblioteca da Escola de Santa Catarina da Serra e a outra na biblioteca da Escola da Caranguejeira.

 
 
 
 
 
....Entretanto, o grupo de professores oriundo da Europa que esteve na escola de Santa Catarina no âmbito do programa Coménius visitou a mostra "Stop Torture" e teceu os comentários que passamos a divulgar:
“I liked that exhibition and I think it is very useful, because we don't know much about of these things or if we do, we don't think often about them. But if you have pictures and facts, it makes you think. And I think it affects same way students.
So, it was interesting and important”
Aire  (coordenadora do GEEP) da Estónia
 
 
“We think it's a very good, important subject you were showing in the library.
I remember looking at interesting pictures, but unfortunately I didn't understand the text. But for your pupils it's very good; their attention is caught by subjects they maybe wouldn't get to know in their normal life.
We liked the exhibition even if we couldn't understand the texts” 
Pia da Alemanha
“I remember it ver well because i've made pics of it to use it in our school :)
It was top! “
Ignace Bélgica
“About the exhibition for the amnesty, it was a wonderful, exciting and very original idea, which informs not only the young students but also the adults, like teachers and other visitors”.
Yiannoula Nicolaidou
 

 
Professor António da Silva Mendonça

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Santa Catarina acolhe professores da Europa


A Escola Básica de Santa Catarina da Serra acolhe, durante esta semana, um encontro de professores oriundos de 9 países da Europa. Sob o mote “Educação e Gestão Ambiental”, e inserido no projeto Comenius, cerca de 20 professores da Turquia, Alemanha, Chipre, Polónia, Estónia, Hungria, Bélgica, Espanha e Portugal juntam-se com o intuito de promoverem a interacção científica e cultural entre os países parceiros, tendo como pano de fundo o futuro da Terra. Um dos objetivos do projeto que conta, ainda, com a parceria da Quercus, é que todos os participantes sejam capazes de identificar as principais componentes do ambiente sustentável no presente e no futuro, bem como permitir aos alunos sentirem-se parte de uma ampla comunidade europeia para aumentar a sua motivação e capacidade de aprendizagem. Os trabalhos iniciaram-se ontem, terça-feira, cerca das 10 horas com a sessão de boas-vindas no auditório da Escola de Santa Catarina da Serra. Os participantes foram recebidos pela presidente da CAP - Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas da Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Ilda Duro que, na altura, destacou a responsabilidade de todos na defesa do ambiente. Na abertura dos trabalhos, a presidente da CAP sustentou que o intercâmbio de saberes entre pessoas de diferentes culturas e sociedades se irá revelar uma experiência muito positiva e enriquecedora.
          De resto, o programa vai continuar até ao próximo sábado com vários encontros entre os docentes das várias nacionalidades, visitas aos locais mais emblemáticos da região e um encontro com o Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

 
 
 
 
 
 
Professor António da Silva Mendonça

domingo, 25 de novembro de 2012

Gabinete de apoio ao aluno



Na escola, existe um Gabinete de Apoio ao Aluno onde todos poderão esclarecer dúvidas e recolher informação sobre questões relativas à educação/reeducação alimentar ou à adolescência e educação sexual.
Na porta deste gabinete (sala ao lado da reprografia), encontra-se afixado o horário de atendimento do mesmo. Se algum aluno pretender alguma informação ou esclarecimento fora desse horário, poderá fazê-lo, combinando com a Equipa do PES-professoras: Anabela Donato, Helena Lento e Patrícia Gonçalves.
Os alunos que desejem ver esclarecidas algumas questões e que não tenham suficiente à vontade para as abordar, poderão entregar perguntas anónimas e colocá-las na receção da escola numa caixa própria. A resposta a estas questões será afixada num placard no polivalente da escola.

 
Professora Patrícia Gonçalves

sábado, 24 de novembro de 2012

Mostra-me os teus olhos...




 

Nos dias 10 e 11 de dezembro, vai realizar-se uma ação de rastreio de acuidade visual, gratuita, nas instalações da Escola.
O objetivo desta ação qualitativa, visa despistar eventuais anomalias de acuidade visual, através de vários testes que serão efetuados à visão.
O resultado deste rastreio será depois disponibilizado aos Encarregados de Educação pela escola.



Professora Patrícia Gonçalves

Higiene postural



A Equipa da Educação para a Saúde está a organizar uma Palestra (Workshop) sobre  “ Higiene Postural ”, que se irá realizar no próximo dia 30 de Novembro, cerca das 20.45h na Sede do Agrupamento. Esta iniciativa tem como público alvo todos os Pais e Encarregados de Educação.
          Considerando a importância desta temática para o desenvolvimento pessoal do seu educando, e para a saúde pública, a equipa da educação para a Saúde apela à participação de todos.
 

Professora Patrícia Gonçalves

sábado, 17 de novembro de 2012

Dia da Alimentação - Jardim de Infância e Escola EB1 de Souto

O Jardim de Infância e Escola EB1 de Souto, realizaram no dia 16 de Outubro, uma atividade conjunta para comemorarem o Dia Mundial da Alimentação.
Os alunos trouxeram de suas casas, legumes e frutas variadas para a confeção de uma sopa e salada de fruta, tendo a associação de pais oferecido o segundo prato.
Num primeiro momento, os alunos distribuídos em grupos de 7, ajudaram a descascar os legumes e a fruta, com a colaboração dos docentes e funcionários. Dois alunos do 4º ano apresentaram um trabalho, subordinado ao tema : "Saber comer é viver melhor". Seguiu-se um momento musical apresentado pelos alunos do 1º Ciclo, ensaiado em Expressão Musical, intitulado "Os bons alimentos".
Antes do tão esperado e saudável almoço, ainda houve tempo para os alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo interagirem quer nas salas como no pátio da escola.
O almoço estava, na opinião de todos, muito bom!


 
Professor Tiago Franco
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estamos de parabéns!!!!!!!

O Ministério da Educação divulgou o já habitual ranking das escolas. Apesar de ser opinião unânime, de todos os intervenientes na educação, que estes resultados valem o que valem, não deixam de ser dos poucos indicadores existentes em Portugal que permitem traçar um retrato, ainda que bastante incompleto, do estado do ensino do país. Assim, os resultados elaborados com base nos resultados dos exames das provas de Português e Matemática de 6º ano demonstram que a nossa escola está bem posicionada a nível nacional. Ao nível dos resultados no distrito de Leiria  a nossa escola encontra-se no 1º lugar do ranking (no 6º ano) no que concerne às escolas públicas. Apesar de sabermos que o rendimento de uma escola não se pode basear apenas nos exames, é reconfortante constatar que os resultados da escola Dr. Correia Alexandre estão muito acima da média nacional. O mérito é de todos: alunos, pais, professores e restante comunidade educativa.
 
6º ano - Distrito de Leiria
1º Colégio Nossa Senhora de Fátima - Leiria - Privada
2º Colégio Conciliar Maria Imaculada - leiria - Privada
3º Externato D. Fuas Roupinho - Nazaré - Privada
4º Colégio Frei São Cristóvão - Caldas da Rainha - Privada
5º Escola Básica Dr. Correia Alexandre - Leiria - Pública
6º Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Frei Estevão Martins - Alcobaça - Pública
7º Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello - Ansião - Pública
8º Escola Básica prof. Alberto Nery Capucho - Marinha Grande - Pública
9º Escola Básica e Secundária de Maceira - Leiria - Pública
10º Escola Básica Mouzinho de Albuquerque - Batalha - Pública
 
 
9º ano
1º Colégio Nossa Senhora de Fátima - Privada
2º Colégio Conciliar Maria Imaculada - Privada
3º Escola Básica e Secundária da Maceira - Pública
4º Escola Básica de Marrazes - Pública
5º Escola Básica D. Dinis, Leiria - Pública
6º Escola Básica José Saraiva - Pública
Escola Básica Dr. Correia Alexandre - Pública
8º Colégio Dinis de Melo - Privada
9º Colégio Dr. Luís Pereira da Costa - Privada
10º Escola Básica Dr. Correia Mateus - Pública     
11º Escola Básica de Santa Catarina da Serra
12º Colégio Senhor dos Milagres - Privada
13º Escola Básica de Colmeias - Pública
14º Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira - Pública
15º Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
 
Professor António da Silva Mendonça
 
 

sábado, 13 de outubro de 2012

Paris, je t'aime!

   

De 23 a 29 de junho de 2012, um grupo de alunos do 9ºB e uma aluna do 9ºC, professores e encarregados de educação, realizaram a tão desejada visita de estudo a França.
Os alunos estavam radiantes com as emoções à flor da pele, pois o sonho estava a tornar-se realidade.
Foram vividos dias fantásticos, cheios de emoções e sensações fortes.
Foi uma viagem magnífica, inesquecível e enriquecedora devido ao espírito de colaboração, partilha, compreensão e boa disposição de todos.
O grupo foi fantástico e os alunos tiveram um comportamento exemplar.

Sem dúvida, uma viagem a repetir! J
 
   
    
 
         
 
         
 
 
Professoras Adelaide Correia e Teresa Faria
 
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Prémios de mérito

        
        

 Decorreu no passado dia 12 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, a cerimónia de entrega dos prémios de mérito aos melhores alunos dos 1º, 2º, 3º  ciclos e do ensino secundário do concelho de Leiria.Tratou-se de uma cerimónia que teve como público-alvo os professores, encarregados de educação e os alunos e que teve honras de abertura do presidente da câmara municipal de Leiria, Dr. Raúl Castro.
De referir que esta cerimónia fez parte do III Fórum da Educação e Responsabilidade Social que assinalou simbolicamente a abertura do ano letivo 2012/2013.







Os alunos do nosso agrupamento que receberam a bolsa de mérito foram:
2º ano - Taíssa Fonseca Carreira
4º ano - Beatriz Francisco Jorge | Rita Catarina Gameiro Menino
6º ano - João Lopes Rodrigues Carreira | Patrícia Domingos Carreira | Ana Filipa Rosa de Oliveira
7º ano - Marcelo José Gameiro Menino
9º ano - Inês Maria Martins Lopes | Maria Salomé Romeiro Santo


Os prémios foram entregues pela presidente da comissão administrativa provisória do Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, professora Ilda Duro.

Os nossos sinceros parabéns aos alunos e aos seus encarregados de educação.




professor António da Silva Mendonça

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Almoço de fim de ano letivo

Momentos Kodak, para mais tarde recordar...

Para ver as fotos basta clicar no link



Boas férias para todos
Professor António da Silva Mendonça

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia Mundial do Ambiente


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente (05 de junho do corrente ano) foram expostos, na biblioteca da escola, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano de escolaridade, à disciplina de Geografia, com informação respeitante a comportamentos amigos do ambiente que os discentes e seus familiares adotam, no seu quotidiano, e que contribuem para a defesa e conservação da natureza.

Professor Paulo Dias

domingo, 10 de junho de 2012

Visita de estudo às Grutas da Moeda e à Pia do Urso

Na terça-feira dia 15 de Maio, eu e os meus colegas e professoras de Educação Especial fomos a uma visita de estudo às Grutas da Moeda e à Pia do Urso. Partimos às 9h num autocarro. Íamos todos contentes. Pelo caminho íamos a ouvir música e a falar uns com os outros. Quando chegámos, um monitor ofereceu-nos um livro e um lápis. Depois, fizemos uma fila e entramos dentro da gruta. Eu, quando entrei, fiquei espantada: tudo era lindo nunca tinha visto aquilo na minha vida. Às vezes nós parávamos para o monitor explicar. Havia muitas coisas: as estalactites, as estalagmites e muitos lagos. Vimos algumas estalactites com formas que pareciam um presépio e vimos muito mais coisas. Havia um lago com muitas moedas, eu e a minha amiga Cíntia pedimos um desejo e atiramos uma moeda. Depois acabamos de visitar a Gruta e fomos lanchar. Após o lanche fomos ao Centro de Interpretação Científico – ambiental e sentamo-nos nuns bancos enquanto uma monitora falava dos minerais. Depois de ela explicar, fomos ver os minerais que eram muito lindos. De seguida, fomos ver como é que o homem transformava os minerais e as pedras. Tivemos oportunidade de ver mais minerais e pedras no microscópio.

De seguida, tivemos uma surpresa! Formamos dois grupos e fomos fazer eco-jogos. O primeiro jogo tinha a ver com a reciclagem. Depois, jogamos outro jogo que era a verdade ou consequência. Estes dois jogos foram muito divertidos. Quando terminámos os jogos, fomos embora para a Pia do Urso onde almoçamos e brincámos. Depois de termos brincado, fomos visitar a Pia do Urso havia um caminho que era para os cegos e as indicações para os cegos eram escritas em braille. De seguida, vimos uma nora que levava água. Também vimos muito animais, lagos que tinham peixinhos e sapos, vimos também instrumentos onde podíamos tocar. De seguida fomos embora com direção ao Mosteiro da Batalha, onde lanchámos e onde tivemos outra surpresa: as professoras ofereceram um gelado a todos os meninos! Depois do lanche visitámos a igreja e rezámos. No fim, tiramos uma fotografia todos juntos e fomos para o autocarro de regresso à escola.

Foi um dia bem passado. Gostei muito deste dia! E eu gostei de tudo, mas o que eu gostei muito, muito foi da Gruta Da Moeda. Nunca mais esquecerei este dia tão maravilhoso!



 Mariana Pinto, nº 16, 8ºB