Era uma vez uma família muito abastada, que todos os anos na noite de Natal tinha uma mesa muito rica e recheada com toda a comida que o dinheiro podia comprar.
Essa família era constituída por três membros, o pai António, a mãe Sofia e uma filha de apenas sete anos, a Maria.
Na noite de Natal, estavam os três à mesa, e Maria põe-se a pensar:
- Nós estamos aqui a comer, muito confortados com cadeiras almofadadas, junto a uma lareira que nos aquece, temos esta comida enquanto os pobres estão sentados no chão, à chuva e com frio e sem nada que comer. E se nós, que temos tudo para passar um Natal confortável, lhes déssemos comida, pelo menos comida, será que eles não iam ter um Natal melhor? Maria comunicou esta ideia aos pais.
Estes, sem pensarem duas vezes, ordenaram aos criados que pusessem toda a comida que estava em cima da mesa em cestos, para levarem aos pobres. De seguida, entraram os três no carro, e pararam numa loja para comprar cobertores para levar aos sem abrigo.
Depois de tudo isso, finalmente, chegaram ao parque dos sem abrigo.
Maria foi a primeira a sair do carro. O pai abriu o porta bagagens e tirou de lá os cobertores e a comida. Maria, agarrou nos cobertores e começou a distribui-los. Sentia-se feliz, nunca na vida tinha sentido tal sensação.
Enquanto isso, António e Sofia distribuíam a comida. Lá no fundo também se sentiam felizes.
No fim de terem distribuído tudo o que tinham para dar, a família foi para casa.
Quando chegaram, Sofia sugeriu a Maria que fosse abrir os seus presentes mas esta respondeu:
- Mamã, o melhor presente que tive este Natal, foi ser solidária!
E dizendo isto, dirigiu-se para o quarto. Os pais fizeram o mesmo. E os presentes… bem, os presentes ficaram a dormir debaixo da árvore de Natal.
Nos Natais seguintes esta família continuou a ser solidária, porque só a ajudar os outros é que podemos ser FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!
Cláudia Francisco, nº6, 6ºA