sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Inglês em Palco

           Na passada tarde de terça-feira, dia 18 de Janeiro, os alunos do 3º ciclo usufruíram, mais uma vez de uma actividade muito enriquecedora no âmbito Língua Inglesa. Com a peça “Blackbeard and The Lost Treasure of Skull Island” foi possível passar uma tarde agradável ao mesmo tempo que se aprendia o Inglês de uma forma fácil e divertida.
            Nesta peça é relatada uma caça a um tesouro perdido, o tesouro de Skull Island,  contando-se as aventuras de Blackbeard, do seu ajudante Oliver Lovely, de Callico Jack e de Anne Bonney.
            Entre todas as suas peripécias, a participação do público foi várias vezes pedida e, por isso, estabeleceu-se uma relação de à vontade e bem-estar entre o público e os actores.  
            Foi, sem dúvida, uma tarde muito bem passada onde a aprendizagem e as gargalhadas foram uma constante.






Catarina Duarte - 9º B

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A visita ao Lar de São Cristóvão vista pelas alunas do 5ºA

Na passada quarta-feira
Fomos ao Lar da Caranguejeira                   
Cantar o “brilha, brilha”
Cheios de alegria.
                                       Carolina Pereira


Estavam todos
A apreciar
O nosso lindo cantar
Fomos com alegria
Até encontrei a minha tia.
                                       Iara Duque 

Os idosos presentearam-nos
Com uma linda canção
A qual todos agradecemos
Com uma enorme emoção.
                                      Sara Baptista


Entregámos postais
E outras coisas mais
Os idosos tentámos encantar
Para no final festejar.
                                       Daniela Francisco

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Visita ao Lar

      No passado dia 15 de Dezembro de 2010, as turmas do 5ºA e do 5ºC participaram numa visita ao Lar de São Cristóvão, na Caranguejeira, inserida no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Foram acompanhados pelas professoras Clotilde Fernandes, Jacinta Gonçalves, Maria de Lurdes Nobre e Adelaide Correia. Ao chegarmos ao lar fomos todos recebidos com muito carinho e alegria. Os alunos cantaram, tocaram flauta e participaram com uma coreografia baseada em estrelas, corações e sinos. No final da actuação presentearam todos os idosos com um postalzinho recheado de palavras de conforto, amor, paz e esperança e entregaram alguns trabalhinhos realizados por eles. As nossas crianças foram, também elas, presenteadas com um chocolate, gesto que consideramos bastante nobre. Para todos os nossos idosos uma grande saudação, o nosso muito obrigado e votos de um Feliz e Santo Natal!




Professora Clotilde Fernandes

domingo, 2 de janeiro de 2011

Um Natal Diferente


Era uma vez uma família muito abastada, que todos os anos na noite de Natal tinha uma mesa muito rica e recheada com toda a comida que o dinheiro podia comprar.
Essa família era constituída por três membros, o pai António, a mãe Sofia e uma filha de apenas sete anos, a Maria.
Na noite de Natal, estavam os três à mesa, e Maria põe-se a pensar:
- Nós estamos aqui a comer, muito confortados com cadeiras almofadadas, junto a uma lareira que nos aquece, temos esta comida enquanto os pobres estão sentados no chão, à chuva e com frio e sem nada que comer. E se nós, que temos tudo para passar um Natal confortável, lhes déssemos comida, pelo menos comida, será que eles não iam ter um Natal melhor? Maria comunicou esta ideia aos pais.
Estes, sem pensarem duas vezes, ordenaram aos criados que pusessem toda a comida que estava em cima da mesa em cestos, para levarem aos pobres. De seguida, entraram os três no carro, e pararam numa loja para comprar cobertores para levar aos sem abrigo.
Depois de tudo isso, finalmente, chegaram ao parque dos sem abrigo.
Maria foi a primeira a sair do carro. O pai abriu o porta bagagens e tirou de lá os cobertores e a comida. Maria, agarrou nos cobertores e começou a distribui-los. Sentia-se feliz, nunca na vida tinha sentido tal sensação.
Enquanto isso, António e Sofia distribuíam a comida. Lá no fundo também se sentiam felizes.
No fim de terem distribuído tudo o que tinham para dar, a família foi para casa.
Quando chegaram, Sofia sugeriu a Maria que fosse abrir os seus presentes mas esta respondeu:
- Mamã, o melhor presente que tive este Natal, foi ser solidária!
E dizendo isto, dirigiu-se para o quarto. Os pais fizeram o mesmo. E os presentes… bem, os presentes ficaram a dormir debaixo da árvore de Natal.
Nos Natais seguintes esta família continuou a ser solidária, porque só a ajudar os outros é que podemos ser FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!

Cláudia Francisco, nº6, 6ºA