quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jantar de Natal



   Na passada segunda-feira, dia 20 de Dezembro professores e funcionários juntaram-se num jantar de Natal. O encontro teve lugar no polivalente da escola. Foi altura para descontracção e convívio entre colegas e saborear uma ementa composta por sopa de peixe e caldo verde, bacalhau com natas e com broa, entrecosto no forno e…claro muitas sobremesas, que a quadra não tem piada sem os habituais excessos alimentares. No fim fez-se uma troca de presentes. Um jantar onde reinou a descontracção e as conversas animadas, conforme demonstram as fotos que tirámos. Para o ano há mais!
Professor António da Silva Mendonça

























domingo, 19 de dezembro de 2010

Actividades de encerramento do 1º período



No passado dia 17 de Dezembro decorreram as actividades de encerramento do 1º período. O programa iniciou-se cerca das 9h.30m. com o corta-mato escolar que decorreu no pinhal, junto ao salão do clube Caça e Pesca. A iniciativa terminou por volta das 12h.30m. Os alunos apurados neste corta-mato foram por ordem de classificação: 



Escalão

Alunos (por ordem de classificação)

Infantis A

Masculinos

Celso Vieira, Tiago Dias, José Pereira, Alexandre Parente, Valter Oliveira e Rodrigo Gameiro

Femininos

Beatriz Francisco, Juliana Brites, Vera Marques, Iara Duque, Catarina Sieiro e Inês Costa

Infantis B

Masculinos

Nuno Ferreira, Pedro Ruivo, Rafael Sousa, Fábio Francisco, Hugo Brígido e Francisco Marques

Femininos

Andreia Carreira, Rita Camponês, Catarina Dias, Daniela Santos, Ana Pimentel, e Diana Costa

Iniciados masculinos

Masculinos

Edgar Manso, Leandro Carreira, Ivo Brígido, João Órfão, João Nogueira, Bernardo Pereira

Femininos

Inês Gomes, Cátia Gameiro, Catarina Ruivo, Marisa Neves, Marta Santos e Carolina Gaspar

Juvenis masculinos

Masculinos

Ykahro Barros e Rafael Pereira

Femininos

Adrielle Honorato e Dalila Pereira


A próxima fase desta prova irá decorrer em Pombal, no próximo dia 15 de Fevereiro. A iniciativa está a ser coordenada pelo professor José Vaz.
Após o almoço, as actividades estiveram a cargo dos professores que dinamizam o Clube de Música Tradicional. Os alunos reuniram-se no polivalente para apreciarem um espectáculo de Natal que abriu com os temas “Amélie” e “Jingles Bells”, a que se seguiram o “Hino de Natal” interpretado pelo 9º D e “Rock my soul” e “Canta-me um Swing”  - 9º A, B e C. Seguiu-se a actuação do grupo “Abraçar os Sons” com o tema “Escala de Dó”. Os sextos anos interpretaram os temas: “Hoje ao Acordar” e “Space Curl” e finalmente os nonos A,B e C encerraram as actividades com o tema” All I Want for Christmas is you”.












Professor António da Silva Mendonça

Crianças confeccionam bolo no Jardim-de-Infância


No dia 17 de Novembro, no Jardim-de-Infância da Palmeiria, as crianças confeccionaram um bolo de abóbora. A ideia surgiu na altura do Dia das Bruxas, quando a mãe de um menino da sala ofereceu duas abóboras. As crianças confeccionaram o bolo com muito empenho e interesse.

No final da tarde todos comeram o bolo que  estava uma delícia!! Alguns pais também provaram e gostaram tanto que  pediram a receita. No dia seguinte, as crianças fizeram um trabalho sobre o bolo e levaram para casa a receita do bolo de abóbora. Para quem estiver interessado  aqui vai a receita, que está fixada no Jornal de Parede deste Jardim-de-Infância.






Educadora Margarida Almeida

Exposição 14 de Outubro – Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

Trabalhos elaborados pelas turmas do 6ºano, na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A BRUXA ESBRENHUXA

Os alunos do 2º ano das escolas da Caranguejeira e Palmeiria leram o livro “A Bruxa Esbrenhuxa” na sala de aula. Nesse sentido e orientados pelas professoras e pelos pais, construíram materiais alusivos à história. Assim, criaram bruxas e gatos, os protagonistas da história. São essas “personagens” que estão expostas na biblioteca e que podem ser apreciados por todos. Vejam as fotos e digam lá se os bonecos não estão um espectáculo!!!!








Professora Deolinda Laranjeiro

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dia de Halloween


No dia 29 de Outubro, celebrámos o Halloween na nossa escola. Com a ajuda dos professores de inglês, a nossa escola ficou toda decorada com, aranhas assustadoras, cartazes informativos relativos ao tema e trabalhos realizados pelos alunos. Ficou tudo magnífico!
A turma do 9ºB, organizou uma pequena festa que consistiu na venda de guloseimas deliciosas, bolos assustadores e gomas em forma de abóboras. Foi também feito um concurso da melhor abóbora e da melhor máscara. Muita gente participou! Houve muita música e animação o que contribuiu para um bom ambiente.
Turma do 9ºB

domingo, 12 de dezembro de 2010

Poesias de Natal

O Natal está a chegar
Prendas para desembrulhar
Um sorriso vou oferecer
Ao Menino que vai nascer
Os sinos vou pendurar
No meu Pinheirinho
Porque é Natal
E queremos tudo bonitinho
Sino, bolas, fitas…
Vou eu pôr no pinheirinho
E o Pai Natal
Deixa um grande presentinho
Um postal vou dar
Neste Natal maravilhoso
Aos amiguinhos do lar
E um beijinho amoroso
O Natal está a chegar
O que não falta é amor
Para todos agradar
À lareira e ao calor!
Pinheirinho quero enfeitar
Com bolas e fitinhas
A desembrulhar e a cantar
As nossas musiquinhas
Vem aí o Natal
Que é sempre uma alegria
Ver o espantoso Pai Natal
Com a sua magia
Carolina Pereira 5ºC

No Natal bolo de noz                                                       
As meias na chaminé
Com cheirinho a filhós
Só faltava o café!


O Natal vem a chegar
A casa bem decorada
É sempre bom reparar
Na Mãe Natal muito animada!
Gil 5º C

Para todos um Feliz Natal
Com muita música no ar
O Pai Natal vem ai a chegar
Vamos cantar sem parar
Na mesa há bolo-rei
Filhós e rabanadas
Há passas e pinhões
Pão-de-ló e tigeladas
Sara Santos 5ºC


Face aos desperdícios alimentares que ocorrem diariamente e à quantidade de pessoas que não têm uma refeição por dia, esta notícia do “Diário de Leiria” foi debatida e analisada nas aulas de EMRC. Do trabalho desenvolvido, nasceu este protesto dos alunos.


Exmos. Senhores Directores dos Supermercados e Hipermercados:
Primeiro que tudo, apraz-me dizer que não concordo com o que fazem e questiono o motivo pelo qual ocorre esta situação. Numa altura em que tantas pessoas passam por dificuldades, com falta de comida, desesperadas, sem dinheiro para comprar os alimentos mais básicos, questiono o que leva as cadeias de super e hipermercados a desperdiçar comida desta forma?!                                                                           
Toda a gente quer acabar com esta crise, mas o que fazem ainda está a agravá-la. Um dos Objectivos do milénio é diminuir a pobreza para que haja, cada vez, menos pobres. Os super e hipermercados deveriam ter aqui um contributo importante para alcançar esse objectivo, podendo, para o efeito, distribuir esses alimentos por instituições de solidariedade social que, por sua vez, fá-los-iam chegar a quem mais deles necessitasse.
Uma outra situação, a meu ver, incompreensível tem a ver com o facto de regarem a comida com lixívia! Já era mau demais deitar ao lixo alimentos perfeitamente comestíveis… é imoral regá-la com lixívia!
Venho, por isso, pedir que reparassem no que andam a fazer às pessoas, e que por favor parem com isso e distribuam a comida a instituições. Muitas famílias agradecer-vos-ão!
Obrigada e os melhores cumprimentos
Uma aluna do 9ºC

domingo, 5 de dezembro de 2010

Participação na Festa de Natal da Série "Morangos com Açúcar"


          No dia 22 de Novembro e no âmbito das disciplinas de Área de Projecto e Design e Multimédia, alunos e professores da nossa escola participaram numa visita de estudo e assistiram às filmagens da série "Morangos com Açúcar VIII". As turmas envolvidas: 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 9ºD e CEF fizeram figuração e perceberam o funcionamento efectivo de televisão, do trabalho em equipa que é necessário, e da percepção de diferença entre ficção e a realidade.
O convite foi feito pela produtora "Plural entertainment".


Professora Teresa Faria

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um Conto vai à Escola




No passado dia 29 de Novembro o projecto “Um conto vai à Escola”, dinamizado pela educadora Paula Pitrez, reuniu as crianças do Jardim-de-Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico da Palmeiria.

Foi com alguma expectativa que as crianças se juntaram para assistirem à apresentação da história “Gota Gotinha” . O cenário estava preparado: uma enorme nuvem branca escondia a Gota Gotinha(personificada pela Paula) que se encontrava a pairar sobre um rio e uma quinta, com os seus animais e a “famosa” alface Cabeça de Alfinete.








Educadora Margarida Almeida

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

No Mundo dos Iogurtes


No passado dia 18 de Outubro, a nossa escola recebeu iogurtes e distribuiu-os pelos alunos que se apresentaram diante das mesas que estavam assinaladas com cartões com o ano e a turma. Quase todos os alunos apareceram e deliciaram-se com o iogurte que lhe foi oferecido para festejar o Dia Mundial da Alimentação.

Ao mesmo tempo, foi mostrado um PowerPoint sobre crianças desfavorecidas de cidades pobres. Perto da rampa podíamos observar uma mesa com alimentos de plástico e de borracha que se parecia com a roda dos alimentos. As embalagens dos iogurtes, já vazias, eram colocadas num grande caixote do lixo.

Uma coisa é certa: os iogurtes “youpy” eram deliciosos!

Ricardo Roda, nº 17 - 6ºB

Combate à Pobreza



No dia 14 de Outubro de 2010 decorreu uma palestra que pretendeu assinalar o “Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza” e o “Ano Europeu para o Combate à Pobreza e Exclusão Social”.
Esta iniciativa, dirigida aos alunos do 3º ciclo, teve como objectivo sensibilizar e consciencializar os mesmos para as causas da pobreza.

Nesse sentido, a representante da Rede Europeia Anti-pobreza (REAPN), Dr.ª Patrícia Grilo conversou com os alunos, evidenciando as causas e consequências deste flagelo que, refira-se, afecta cada vez mais um maior número da população portuguesa.
No dia 14 de Outubro de 2010 decorreu uma palestra que pretendeu assinalar o “Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza” e o “Ano Europeu para o Combate à Pobreza e Exclusão Social”.
Esta iniciativa, dirigida aos alunos do 3º ciclo, teve como objectivo sensibilizar e consciencializar os mesmos para as causas da pobreza.
Nesse sentido, a representante da Rede Europeia Anti-pobreza (REAPN), Dr.ª Patrícia Grilo conversou com os alunos, evidenciando as causas e consequências deste flagelo que, refira-se, afecta cada vez mais um maior número da população portuguesa.

No dia 14 de Outubro de 2010 decorreu uma palestra que pretendeu assinalar o “Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza” e o “Ano Europeu para o Combate à Pobreza e Exclusão Social”.
Esta iniciativa, dirigida aos alunos do 3º ciclo, teve como objectivo sensibilizar e consciencializar os mesmos para as causas da pobreza.

Professor Paulo Dias

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Comer bem, de forma equilibrada e variada…

No âmbito da Educação para a Saúde e integrada na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o grupo da Educação para a Saúde, com o apoio da empresa Longa Vida, dinamizou uma actividade que incluiu a projecção de um PowerPoint com recomendações para uma alimentação saudável. A actividade consistia, ainda, na oferta de um iogurte a cada aluno.

A iniciativa contou com a participação de todos os alunos da EB23 Dr. Correia Alexandre e encheu o polivalente da nossa escola.
Esta actividade pretendeu sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável completa, equilibrada e variada.

Professora Patrícia Gonçalves
Coordenadora da Educação para Saúde

sábado, 6 de novembro de 2010

De 20 a 22 de Outubro, decorreu na escola uma campanha de solidariedade destinada a recolher alguns fundos para ajudar os Missionários da Consolata na projecto EMPADA 2010 – este projecto consiste em construir a escola de Empada, na Guiné-Bissau, o sétimo país mais pobre do mundo e onde a taxa de analfabetismo é de 63%.
Recolheram-se 200€ que foram entregues no Seminário dos Missionários da Consolata em Fátima. Esta campanha será, em breve, publicada na revista “Fátima Missionária”.
Com a ajuda de todos, conseguiremos combater as desigualdades económicas e sociais no mundo e construir uma sociedade mais fraterna!
A todos, Bem-haja!
Professora Carla Pereira

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Comprar com consciência

No dia 18 de Outubro, realizou-se na Escola Dr. Correia Alexandre uma palestra sobre o Comércio Justo, inserida na semana de luta contra a pobreza. Nesta sessão estiveram presentes todas as turmas do segundo ciclo que, nas aulas de Educação Moral Religiosa Católica foram reflectindo sobre as injustiças sociais e económicas que o comércio gera, ficando desta forma sensibilizados para a necessidade de existir um comércio justo. Assim, nesta palestra tiveram oportunidade de satisfazer a sua curiosidade sobre os produtos que são comercializados e contactarem com pessoas que se dedicam a esta causa e de escutar, atentamente, o seu testemunho.
Nesta palestra, representaram o comércio justo a Dra Teresinha Tavares, missionária-voluntária em muitos países onde os produtos são produzidos e o sr. António Rafael que tem a missão de receber os produtos e de enviar o dinheiro recebido com a sua venda. Nesta pequena palestra ouvimos como a quantia angariada com a venda destes produtos é valiosa para mudar a vida dos trabalhadores, que assim ganham um salário justo, e como permite comprar máquinas para o desenvolvimento da agricultura desses países, ajudando-os, assim, a aumentarem, gradualmente, o seu nível de desenvolvimento.

Para agradecer a vinda destes voluntários, os alunos da Educação Especial da nossa escola, pelas mãos do aluno Fábio Rodrigues, do 6ºB, ofereceram uma caixinha de chá pintada por eles, o que muito emocionou os convidados.

Professora Carla Pereira

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cólera mata mais de 200 e chega à capital do Haiti

No dia 12 de Janeiro de 2010, um terremoto de 7 graus na escala de Richter atingiu o Haiti libertando energia equivalente a 30 bombas nucleares como a que matou cerca de 242 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em 1945.
A energia libertada do sismo, que durou pouco mais de um minuto, concentrou-se a oito km`s de profundidade e a 15 km`s da capital, Porto Príncipe. O terramoto principal foi seguido de dezenas de outros. Desde a tarde do dia 12 de Janeiro, foram registados pelos menos mais 45 abalos de menor intensidade. Os tremores são causados por causa de uma falha geológica conhecida como Enriquillo-Plaintain, que corta o sul do Haiti.
Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram os moradores sob os escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. O tremor deixou cerca de 1,5 milhão de pessoas sem tecto e matou cerca de 250 mil. Grande parte da população vive, até hoje, em acampamentos sem saneamento básico e com acesso limitado a água potável.
Não é de admirar que a juntar a esta catástrofe natural se verifique uma nova que está a emergir. De acordo com  A ONU foram detectados, recentemente,  os cinco primeiros casos de cólera na capital do Haiti, Porto Príncipe. As vítimas teriam sido levadas ao hospital depois de adoecer em Artibonite, ao norte da capital.
Mais de 200 pessoas já morreram na região e 2.674 pessoas estão sob suspeita de infecção. As mortes concentram-se nas regiões de Artibonite e Plateau Central, ao norte da capital. Na primeira, as autoridades já confirmaram a morte de 194 pessoas, além de outras 14, na última.
As localidades mais atingidas são Douin, Marchand Dessalines e arredores de Saint-Marc, a cerca de 100 km`s de Porto Príncipe. No entanto, vários casos foram registrados na cidade de Gonaives e em vilarejos próximos à capital, entre eles Archaei, Limbe e Mirebalais.
Os cinco pacientes em Porto Príncipe estão sob isolamento já que as autoridades temem que o número de mortos possa multiplicar-se dramaticamente, caso a doença chegue aos acampamentos improvisados para a população após o terremoto de Janeiro.
O risco da cólera atingir os milhares de desalojados no centro da cidade de Porto Príncipe é iminente podendo contribuir para o agudizar da situação extremamente precária que já se vive.  A cólera  provoca febre alta, diarreia, vômitos e desidratação podendo levar rapidamente à morte. As autoridades humanitárias estão a tomar todas as providências para que o cólera não ultrapasse os limites do foco original tentanto evitar mais uma catástrofe humanitária.

Notícia elaborada pelos alunos do 9º B nas aulas de Geografia

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Deputado José Medeiros encontra-se com os alunos da escola


O deputado José Miguel Medeiros foi o orador convidado pela escola para abordar o funcionamento do sistema legislativo português. A iniciativa, que decorreu no passado dia 25 de Outubro, insere-se nas comemorações do Centenário da República Portuguesa.
A actividade, dirigida aos alunos do oitavo e nono anos de escolaridade, abordou o modo de funcionamento do nosso sistema suportado nos três grandes poderes institucionais, realçando-se a importância do poder legislativo e do contributo dos deputados para o seu exercícioO objectivo deste evento foi o de consciencializar os alunos para a importância da sua participação cívica, enquanto indivíduos e cidadãos, de forma a contribuírem, não só, para o enriquecimento do debate público como, também, corroborarem em enfrentar os grandes desafios que hoje se colocam à sociedade portuguesa. Neste âmbito, o professor Paulo Dias agradece o contributo do orador convidado, o deputado Dr.º José Miguel Medeiros.

Professor Paulo Dias